SAAS

A nossa missão é ajudar!

O Serviço de Atendimento e Apoio Social (SAAS) constitui um serviço na área da ação social.

O que é o SAAS?

O Serviço de Atendimento e Apoio Social consiste num atendimento de primeira linha que procura dar resposta às situações de crise e/ou emergência sociais, bem como num acompanhamento social destinado a assegurar o apoio técnico tendo em vista a prevenção e resolução de problemas sociais.

Objetivos

1. Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequados a cada situação;
2. Apoiar em situações de vulnerabiliadade social;
3. Prevenir situações de pobreza e de exclusão social;
4. Contribuir para aquisição e/ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortelecenco as redes de suporte familiar e social;
5. Assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social;
6. Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional.

Princípios orientadores

1. Promoção da inserção social e comunitária;
2. Contratualização para inserção, como instrumento mobilizador da corresponsabilização dos diferentes intervenientes;
3. Intervenção prioritária das entidades mais próximas dos cidadões;
4. Valorização das parcerias para uma atuação integrada;
5. Intervenção mínima, imediata e oportuna.

Atividades

Atendimento e acompanhamento psicossocial dos indivíduos e famílias;
Encaminhamento e articulação com as várias estruturas especializadas (Saúde, Educação, Emprego, Habitação);
Acompanhamento psicológico individual, considerando as várias esferas da vida escolar e profissional;

Intervenções em grupo:
Dinamização do Programa Local de Inserção (PLI);
Treino de competências pessoais e sociais;
Realização de workshops: Gestão doméstica e financeira; alimentação saudável... outros.
Realização de sessões de acordo com o diagnóstico das necessidades das famílias intervencionadas.

Área de intervenção geográfica (SAAS)