O tempo e a longevidade são
os nossos desafios!

O Lar de Idosos funciona 24 horas por dia, durante todo o ano, integrando utentes/clientes na sua maioria dependentes. Esta valência garante todos os serviços de refeição, cuidados de higiene pessoal, sáude e conforto bem como animação/ocupação/lazer, favorecendo o desenvolvimento psicossocial, afectivo, capacidade funcional e promovendo também as relações familiares e de vizinhança.

O Serviço de Apoio ao Domicílio (SAD) tem como objectivos prestar cuidados individualizados e personalizados no domicilio, a indivíduos e famílias quando, por motivos de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as actividades da vida diária. Os utentes/clientes do SAD têm garantidos os serviços de distribuição de uma refeição principal, prestação de cuidados de higiene e conforto, arrumações e pequenas limpezas no domicílio e tratamento de roupas, e sempre que necessário, o acompanhamento a consultas, a realização de pequenas compras, nomeadamente medicamentos, bem como acesso a todas as atividades organizadas pela instituição durante todo o ano das 9 horas as 18 horas.

Em ambas as valências temos a preocupação de implementar o sistema de gestão da qualidade, através da utilização de impressos para o efeito, apesar da certificação estar, de momento, pendente.



Lar & SAD / Objetivos


PRINCIPAL objetivo:
Prestar cuidados de apoio direto a pessoas no domicílio ou em situação de internamento no lar, nomeadamente a nível de saúde, higiene, conforto, alimentação, animação e psicoafectivo.

Objetivos ESPECÍFICOS:

  1. 1.

    Prestar cuidados básicos de higiene, conforto e saúde de acordo com as necessidades de cada um;

  2. 2.

    Executar as tarefas relativas ao serviço de refeições, nomeadamente no que respeita à confeção, distribuição e assistência;

  3. 3.

    Colaborar na prevenção da monotonia e do isolamento dos clientes;

  4. 4.

    Incentivar a participação do cliente em actividades sócio-culturais e de lazer adequadas à sua situação;

  5. 5.

    Promover a colaboração na realização de actividades de entretenimento adequadas à situação do cliente;

  6. 6.

    Garantir a articulação entre a equipa técnica, de forma a permitir a transmissão de informação pertinente sobre os serviços prestados, referenciando, nomeadamente, situações anómalas respeitantes aos clientes.



Lar & SAD / Atividades

No que concerne às atividades a realizar, cada cliente tem um Plano Individual, que privilegia certas competências e capacidades do mesmo. Entre as quais destacam-se atividades de caráter recreativo, intelectual, desportivo/reabilitação, espiritual/religioso, acompanhamento ao exterior, social, cultural e de expressão plástica.

Algumas das atividades estão associadas a datas festivas ou com relevância social/cultural, com o intuito de as comemorar e de também orientar os clientes no calendário anual.