Lar & SAD

O tempo e a longevidade são os nossos desafios!

Prestamos cuidados de apoio direto a pessoas no domicílio ou em situação de internamento no lar, nomeadamente a nível de saúde, higiene, conforto, alimentação, animação e psicoafectivo.

Estrutura Residencial Para Idosos

A nossa Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI - Lar de Idosos) funciona 24 horas por dia, durante todo o ano, integrando utentes/clientes na sua maioria dependentes. Esta valência garante todos os serviços de refeição, cuidados de higiene pessoal, sáude e conforto, bem como animação/ocupação/lazer, favorecendo o desenvolvimento psicossocial, afetivo, capacidade funcional e promovendo também as relações familiares e de vizinhança.

Horário de visitas:
Todos os dias
14h00 às 18h00

Regulamento do lar

Serviço de Apoio ao Domicílio (SAD)

Tem como objetivos prestar cuidados individualizados e personalizados no domicilio, a indivíduos e famílias quando, por motivos de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as actividades da vida diária. Os utentes/clientes do SAD têm garantidos os serviços de distribuição de uma refeição principal, prestação de cuidados de higiene e conforto, arrumações e pequenas limpezas no domicílio e tratamento de roupas, e sempre que necessário, o acompanhamento a consultas, a realização de pequenas compras, nomeadamente medicamentos, bem como acesso a todas as atividades organizadas pela instituição durante todo o ano das 9 horas às 18 horas.

Regulamento do SAD

Objetivos

1. Prestar cuidados básicos de higiene, conforto e saúde de acordo com as necessidades de cada um;
2. Executar as tarefas relativas ao serviço de refeições, nomeadamente no que respeita à confeção, distribuição e assistência;
3. Colaborar na prevenção da monotonia e do isolamento dos clientes;
4. Incentivar a participação do cliente em actividades sócio-culturais e de lazer adequadas à sua situação;
5. Promover a colaboração na realização de actividades de entretenimento adequadas à situação do cliente;
6. Garantir a articulação entre a equipa técnica, de forma a permitir a transmissão de informação pertinente sobre os serviços prestados, referenciando, nomeadamente, situações anómalas respeitantes aos clientes.

Atividades

No que concerne às atividades a realizar, cada cliente tem um Plano Individual, que privilegia certas competências e capacidades do mesmo. Entre as quais destacam-se atividades de caráter recreativo, intelectual, desportivo/reabilitação, espiritual/religioso, acompanhamento ao exterior, social, cultural e de expressão plástica.

Algumas das atividades estão associadas a datas festivas ou com relevância social/cultural, com o intuito de as comemorar e de também orientar os clientes no calendário anual.