CATL

Aprender a brincar não é brincadeira!

Sabemos que a vida é uma aprendizagem ininterrupta e que o crescimento intelectual relaciona-se com a exploração do mundo através de um olhar recetivo e atento sobre diferentes culturas. Por isso, as nossas atividades procuram ser momentos de enriquecimento cultural e social.

Férias de verão 2019

Sobre o nosso CATL

O nosso Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) funciona como "ATL de pontas” para extensões de horários em períodos letivos (sem almoço). Durante as interrupções letivas, o CATL, fornece e apoia no almoço. O CATL disponibiliza ainda apoio ao estudo para crianças/jovens no decorrer do ano letivo.

A CPRN tem possibilitado às crianças/jovens atividades que propiciam o desenvolvimento integrado, potenciando todas as dimensões da vida humana e social.
Para a CPRN, fomentar atividades que permitam a exploração de novos meios e a ocupação de tempo livre, incrementando valor na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças a vários níveis, é uma prioridade. Por conseguinte desenvolvemos, anualmente, planos de férias especiais.

Regulamento do CATL

Atividades

Períodos letivos

Previligiamos o apoio/orientação ao estudo e atividades lúdico-pedagógicas.
Em setembro, há um momento para a recepção e acolhimento das crianças/jovens, bem como para os encarregados de educação. Desta forma, pretende-se que estes últimos se envolvam no processo de aprendizagem e formação dos seus filhos.
No final do ano letivo é realizada uma reunião de final de ano com todos os encarregados de educação. Aqui se apresenta o plano de atividades para as férias.

Interrupções letivas

Ao longo do ano, em períodos específicos de interrupções letivas, que estão em consonância com épocas festivas, realizam-se atividades direcionadas para a comemoração dos mesmos.
Nas férias de Verão estão previstas atividades ao ar livre, como nadar no rio, jogos tradicionais, passeios, desporto, entre outros. Serão abordados e trabalhados temas como: os santos populares, ambiente, ciência, intergeracionalidade, através das artes plásticas, realização de experiências, visualização de filmes e o reforço da comunicação entre pares. Também haverá espaço para atividades lúdico-recreativas.