Aprender e brincar com atividades inovadoras... não é brincadeira!

Funciona como ATL de “pontas” para extensões de horários sem almoço, interrupções lectivas, períodos de férias e fornece e apoia no almoço em tempos não lectivos. Integrado nesta valência existe o Atelier de Música que funciona à 3ª, 4,ª 5ª, 6ª e Sábados em horários diversos, bem como aulas de ballet, garantindo assim o acesso à aprendizagem de Expressão Musical e dança para crianças e jovens destes meio. O ATL disponibiliza ainda apoio ao estudo para crianças a partir dos 6 anos e a jovens até aos 30 anos.

No que concerne à resposta de CATL, A Casa do Povo de Ribeira do Neiva tem possibilitado às crianças/jovens e suas famílias atividades que propiciam o desenvolvimento integrado, potenciando todas as dimensões da vida humana e social. São garantidas atividades como a ocupação de tempos livre; apoio ao estudo; refeição; aulas de música (canto, piano, violino, violoncelo), aulas de ballet, estando formada uma orquestra de cordas, grupo coral infantil e juvenil e grupo de teatro.



CATL / Objetivos

GERAIS:

  1. 1.

    Potenciar o desenvolvimento pessoal, social e cultural;

  2. 2.

    Facilitar a integração social de crianças/jovens em situação de carência económica/ risco social;

  3. 3.

    Desenvolver competências de relacionamento interpessoal e de comunicação assertiva;

  4. 4.

    Apoiar e incentivar crianças e jovens no seu percurso escolar;

  5. 5.

    Proporcionar o desenvolvimento de atividades num ambiente físico e social adequado às necessidades e características individuais das crianças/jovens, tendo por base o seu desenvolvimento global e processo de sociabilização;

  6. 6.

    Desenvolver a interação família/comunidade/instituição, em ordem a uma valorização, aproveitamento e rentabilização de todos os recursos do meio.


ESPECÍFICOS:

  1. 1.

    Estabelecer relações interpessoais construtivas e assertivas;

  2. 2.

    Criar hábitos de estudo e de trabalho;

  3. 3.

    Aplicar métodos de estudo adequados às necessidades de cada um;

  4. 4.

    Orientar o plano de estudo;

  5. 5.

    Promover actividades lúdico-pedagógicas.


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CATL / Atividades

Durante o período letivo é privilegiado o apoio/orientação ao estudo e no que concerne às interrupções letivas e período de férias, realizam-se atividades lúdico-pedagógicas.

No início do ano letivo, Setembro, há um momento para a recepção e acolhimento das crianças/jovens, bem como para os encarregados de educação. Desta forma, pretende-se que estes últimos se envolvam no processo de aprendizagem e formação dos seus filhos.

Ao longo do ano, em períodos específicos de interrupções letivas, que estão em consonância com épocas festivas, realizam-se atividades direcionadas para a comemoração dos mesmos.

Em Dezembro, privilegiamos atividades de preparação para o Natal, que envolvem a expressão plástica, visitas ao exterior e visualização de filmes sobre a época.

No Carnaval, as atividades prendem-se com a preparação/realização de um desfile de máscaras. Na altura da Páscoa realizam-se atividades de celebração desta festividade, nomeadamente, uma corrida aos ovos da páscoa, expressão plástica, entre outras atividades de exterior.

Nas férias de Verão estão previstas atividades ao ar livre, como nadar no rio, jogos tradicionais, passeios, desporto, entre outros. Serão abordados e trabalhados temas como: os santos populares, ambiente, ciência, intergeracionalidade, através das artes plásticas, realização de experiências, visualização de filmes e o reforço da comunicação entre pares. Também haverá espaço para atividades lúdico-recreativas.

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